Voltar

Sport tem certificado de clube formador renovado pela CBF

Leão da Praça da Bandeira e Porto, de Caruaru, são os únicos clubes de Pernambuco que possuem o documento

Leão faturou o Campeonato Pernambucano em todas as categorias, no ano passado. (Foto: Williams Aguiar)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregou ao Sport Club do Recife um Certificado de Clube Formador (CCF) pelo destaque do Leão na formação de novos atletas. Desde que a lei foi alterada, em 2011, os clubes passaram a ter que portar este documento para assegurar a formação de seus atletas, com base em critérios pedagógicos e estruturais. O Rubro-negro Pernambucano vem cumprindo com excelência as determinações da CBF, tendo seu certificado renovado por mais dois anos, na categoria A.

“É uma avaliação rígida e o Sport vem cumprindo com competência, garantindo a renovação do seu certificado na categoria A – que tem exigência e validade maior (dois anos). Conseguimos o melhor desempenho exigido pela lei”, comemora o Diretor das Categorias de Base do Leão, Geraldo Campello.

Além do reconhecimento, o certificado estabelece regras que beneficiam o Sport na formação e negociação dos seus atletas. “Este certificado assegura ao Sport os diretos dos atletas que são formados no Clube. Temos um contrato de formação com todos os jogadores da Base e isso garante que eles não saiam para outras equipes – principalmente do Sul e do Sudeste. Além disso, nos dá um percentual – previsto em lei – para vendas futuras, mesmo se o atleta já estiver em outro clube”, explica o dirigente.

Em Pernambuco, Sport e Porto, de Caruaru, são os únicos clubes que possuem o documento da CBF. No Nordeste, Bahia e Vitória também aparecem. Ao todo, são 37 agremiações reconhecidas na categoria A (validade de dois anos) e duas na categoria B (validade de um ano).

“Isso é extremamente importante. Nos garante que o investimento que o Sport faz nas categorias de base tragam retorno para o clube”, finaliza Geraldo Campello.

CONFIRA O CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR (CCF)

Imagem: Sport Club do Recife

publicidade
Categorias de Baseformação de atletasSport
Compartilhar Tweetar