Voltar

Natação: rubro-negros classificados para Brasileiros de categorias

Desempenho dos nadadores no Campeonato Pernambucano Absoluto garantiu classificação para Campeonatos Brasileiros de novembro e dezembro

Sport ficou com o vice-campeonato na classificação geral por equipes do Campeonato Pernambucano Absoluto (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

O Campeonato Pernambucano Absoluto de Natação, realizado durante o último final de semana, no Parque Aquático da Ilha do Retiro, rendeu para a equipe rubro-negra muitos motivos para comemorar. Na classificação geral por equipes, o Sport ficou com o vice-campeonato. Individualmente, os nadadores leoninos garantiram vaga para os Campeonatos Brasileiros de categorias e o atleta Daniel Zocoler recebeu o prêmio de melhor índice técnico da competição.

Cinco clubes participaram do Campeonato promovido pela Federação Aquática de Pernambuco: Sport, AABB, Clube Português, AASM e SESC/PE. A equipe campeã foi a da AABB, seguida pelo Sport, em segundo lugar e pelo Clube Português, completando o pódio com a terceira colocação.

A principal finalidade do Pernambucano Absoluto é preparar os atletas para os Brasileiros de categoria e definir, a partir dos índices durante a competição, os classificados para participar do torneio nacional. Cinco rubro-negros garantiram vagas para os Campeonatos Brasileiros de Verão – Infantil e Juvenil, que vão ser realizados em novembro e dezembro, respectivamente, em Vitória, no Espírito Santo. Na categoria Infantil, os representantes serão Ana Maria Silva, nos 100m e 200m Peito, Júlia Andrade, nos 100m Peito, Arthur Moliterno, nos 100m e 200m Peito, Thiago Vicente, nos 200m Borboleta e na categoria Juvenil, Pedro Salazar, nos 100m Peito.

MELHOR ÍNDICE TÉCNICO

O nadador rubro-negro Daniel Zocoler recebeu o prêmio de melhor índice técnico nas provas dos 50m Costas, com o tempo de 27s48. A premiação é feita de acordo com a proximidade do recorde mundial, quanto mais próximo o atleta chega do recorde mundial, mais pontos ele faz. Na prova dos 50m Costas, o recorde é do britânico Liam Tancock, com 24s04, conquistado em agosto de 2009, em Roma.

Durante todo o Campeonato Pernambucano Absoluto, o tempo de Daniel Zocoler foi o que mais se aproximou de um recorde mundial, rendendo o troféu de melhor índice técnico para ele. “Foi o melhor tempo da vida dele, melhor resultado pessoal. Ele ainda ganhou os 50m Livre, 200m Costas, 100m Costas e o revezamento 4x50m Livre. Foram cinco provas e cinco medalhas de ouro”, contou Fernando Martinez, técnico da natação rubro-negra.

publicidade
Campeonato Pernambucano AbsolutoCampeonatos Brasileirosnataçãorecorde
Compartilhar Tweetar