Voltar

Guto Ferreira é apresentado à imprensa

Técnico rubro-negro elogiou bastante a força do clube rubro-negro no cenário nacional

(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)

O técnico Guto Ferreira foi apresentado à imprensa na tarde desta quinta-feira (21), no CT José de Andrade Médicis. Depois da entrevista coletiva, o novo treinador leonino se apresentou aos jogadores e já comandou o seu primeiro treino à frente da equipe rubro-negra.

Confira, em tópicos, os temas abordados na apresentação:

Acerto com o Sport
Das equipes que estão hoje disputando a Série B, de estrela no peito eu vou colocar o Criciúma por causa da Copa do Brasil. E o Sport também é uma delas. Os jogadores são capacitados e vão jogar. Eu vou auxiliar, mas os grandes responsáveis são eles. O futebol do Nordeste é de muita transpiração e o Sport é uma das grandes forças. Só duas equipes daqui têm estrelas no peito e o Sport é uma delas.

Preparação
Para o trabalho se encaixar, demanda um tempo. Existe uma fase de adaptação e eu espero que esses jogos mais espaçados nos permita ter o período de adaptação para que a gente coloque nossa maneira de jogar o mais rápido possível.

Estrutura
Eu já conhecia a estrutura porque estive aqui com outras equipes algumas vezes. É fantástica. O ambiente é agradável e bem estruturado. Dá condições de desempenhar um bom trabalho estruturalmente falando da parte física.

Elenco
Primeiro vamos tomar uma visão mais concreta. Uma coisa é ver de fora e outra é estar no dia a dia. Apesar de já ter visto coisa do Sport neste ano, embora eu conheça individualmente os jogadores, agora é trabalhar no dia a dia. E vamos trocar ideia para conseguir agregar, encaixar a melhor equipe possível e depois vamos ter uma leitura do que pode faltar. É bom ter isso o quanto antes para conseguirmos os resultados o quanto antes. Mas isso é um processo, não dá para atropelar etapas. Às vezes você deixar de trabalhar com um jogador que está em uma fase ruim naquele momento, mas que pode se comprometer com o projeto, já conhece a casa e lá na frente pode dar frutos. E depois vamos buscar as peças pontuais que podem fazer a diferença. Já trabalhei com Thyere, Guilherme Lazaroni, Charles e Hernane. Contra, eu enfrentei o plantel quase todo. São jogadores de qualidade que podem fazer o Sport ser uma grande equipe.

Crise financeira
Já assumi em situação financeira pior. Na Série A, na Portuguesa e nós conseguimos manter na Série A com três meses de salário atrasado graças ao nível de comprometimento dos jogadores, entendendo que a única maneira deles saírem ilesos da situação e não serem eles os vilões seria fazendo o melhor dentro de campo. Então cada momento é um momento. E não sou eu que estou trabalhando forte. Tem muita gente aqui que está. Eu vou começar a trabalhar forte para auxiliá-los. E a medida que você consegue os resultados, os torcedores também vêm. O torcedor bate porque não está tendo resultados, mas eles precisam acarinhar para que os jogadores deem o melhor dentro de campo.

Série B
Deve ser uma das Séries B mais pesada em termos de concorrência. Não tem uma equipe muito acima, mas tem muitos times no mesmo plano, com investimentos importantes. As equipes de poder econômico maior não vão ter tanto poder para investir e isso nivela. Tem seis equipes de São Paulo, do Paraná são três, duas de Santa Catarina, uma do Rio Grande do Sul. Nordeste, aqui, na Bahia e o CRB. Duas em Goiás, em Minas também com o América-MG. É muito difícil, mas temos de acreditar no Sport porque o Sport precisa sempre ser de ponta. O nível do Sport é acima e nós temos de trabalhar para fazer valer isso. E neste momento de dificuldade, quando você tem dificuldade em casa, a família se une. E a família Sport precisa se unir para resolver o problema se apoiando um ao outro.

Poucos jogos até a Série B
Eu não posso enxergar de maneira negativa, tenho de ver positivo. Se eu tivesse jogando, poderia ter a negatividade do excesso de jogos. Então existem pontos positivos e negativos. Eu procuro administrar isso da melhor maneira possível, fazer com que o tempo nos ajude a achar situações e qualificar situações.

publicidade
guto ferreiraSportTreinador
Compartilhar Tweetar