Voltar

Esportes Olímpicos e Amadores têm primeiro semestre vencedor

Sport chegou aos pódios em competições estaduais, regionais e nacionais no início de 2018

Neste primeiro semestre, a equipe de Hóquei do Sport conquistou o Hexacampeonato Brasileiro (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

As modalidade olímpicas e amadoras do Sport já tem muito o que comemorar em 2018. Os seis primeiros meses deste ano foram marcados por vitórias e títulos, dando fôlego para um segundo semestre tão vencedor quanto o primeiro. Quadras, gramados, piscinas, teve rubro-negro conquistando medalha em todos os lugares. As participações e conquistas dos atletas leoninos vão desde os estaduais até competições internacionais, reafirmando que o Sport é tradição além do futebol.

“O primeiro semestre foi muito exitoso para os Esportes Olímpicos e Amadores. Nossa perspectiva é repetir o feito de 2017, quando batemos o recorde de conquistas do clube, ultrapassando os 210 títulos em competições estaduais, regionais e nacionais. Essa evolução é o sinal de que estamos no caminho certo, buscando elevar a gerência a um outro patamar, alçando as modalidades ao tamanho do Sport. Já somos grandes não só no futebol, mas em outros esportes também”, disse Gustavo Carvalho, diretor do departamento de Esportes Olímpicos e Amadores do Leão.

Entre as conquistas deste primeiro semestre estão: o hexacampeonato Brasileiro de Hóquei adulto masculino e a Taça Brasil de Clubes de Futsal (Sub15) e não para por aí. “Nosso handebol está classificado para a fase nacional do Campeonato Brasileiro, depois de vencer a regional. Nosso basquete e vôlei evoluindo com títulos e boas participações em campeonatos brasileiros de clubes, além de várias conquistas em esportes individuais como taekwondo, remo, judô, atletismo, paratletismo, natação, tênis, futmesa e tênis de mesa”, acrescentou Gustavo.

Leia Mais: Sport representado também no boliche

Confira os resultados do primeiro semestre de cada modalidade:

Futsal
O trabalho com as categorias de base do futsal rubro-negro além de formar atletas para o Clube também engrandece a tradição campeã do Sport. No Sub-8, os rubro-negros foram vice-campeões da Copa Pernambuco, vice-campeões da 15° Taça Campina Grande e Campeões da 10ª Copa Cidade Aracaju.

O Sub-9 conquistou o título da 6° Copa Paraíba de futsal, enquanto o Sub-10 conquistou os títulos de campeão da Taça Recife e do Campeonato Pernambucano, além da 6ª Copa Paraíba de Futsal. No Sub-11, o Sport foi campeão na Taça KS-Gravatá e na Copa Pernambuco. A equipe Sub-12 também conquistou a Taça KS-Gravatá na sua categoria e ainda está na disputa do Campeonato Pernambucano. O Sub-13 também foi mais um campeão rubro-negro na 6ª Copa Paraíba de Futsal e ficou com o vice na Copa dos Campeões. No Sub-17, o Sport ficou com o vice-campeonato da Copa Pernambuco.

Coroando as vitórias do futsal rubro-negro, a equipe Sub-15 foi a grande campeã da Copa Pernambuco e da Taça Brasil.

Leia Mais: Pipa e a missão de formar atletas para o Sport

Vôlei

Nas categorias Mirim e Infantil, o Leão foi campeão invicto da Copa Recife Open na categoria mirim masculino e campeão do primeiro turno do Campeonato Pernambucano Sub-16, infantil masculino.
No Juvenil, o Sport foi campeão do primeiro turno do Pernambucano e tetracampeão da Copa Recife Open, enquanto conquistou o pentacampeonato na Taça Cidade do Recife com a equipe adulta.

Basquete

As equipes de Basquete do Sport se dividem entre o encerramento de competições que tiveram início em 2017 e as que já fazem parte do calendário 2018. Neste primeiro semestre, entre as equipes masculinas, o Sub-13 masculino ficou com o 3º lugar do Brasileiro de Clubes, o Sub-15 foi campeão do Torneio Norte-Nordeste, realizado em Natal e o Sub-17 vice-campeão da Copa Natal.

As equipes femininas foram vice-campeãs do Pernambucano 2017 no Sub-15 e estão disputando a Liga de Basquete Pernambucana no Sub-13.

Hóquei

O hóquei do Leão ergueu pela sexta vez a taça de Campeão Brasileiro, após um campeonato equilibrado e marcado pela invencibilidade dos rubro-negros. Ainda com a equipe adulta, o Sport também foi Campeão da Taça Cidade do Recife.

Leia Mais: “A gente foi na vontade e isso é o Sport”, disse Bruno Matos

A modalidade também trabalha a formação de atletas com as categorias de base e já começa a colher frutos deste trabalho. As categorias Sub-10 e Sub-15 masculino e o Sub-15 femininos foram campeões da Taça Cidade do Recife e o Sub-13 masculino ficou com o vice-campeonato na mesma competição.

Atletismo

O primeiro semestre também foi movimentado para os atletas e paratletas do Leão. Em cinco categorias do Campeonato Pernambucano Caixa de Atletismo, o Sport ficou com o título em quatro delas.
Campeonato Pernambucano Caixa Sub-16: Campeão
Campeonato Pernambucano Caixa Adulto: Campeão
Campeonato Pernambucano Caixa Sub-18: Campeão
Campeonato Pernambucano Caixa Sub-20: Vice-Campeão
Campeonato Pernambucano Caixa Sub-23: Campeão

O Sport foi o clube anfitrião do Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Confederação Brasileira de Atletismo. (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

Na 1ª Etapa da fase nacional do circuito Loterias Caixa, o paratleta Antônio Vilela Dutra Filho conquistou o 1º lugar no salto em altura (1,20m) e Leonardo Rodrigues o 2º lugar no salto em altura (1,50m). No Open Brasil Loterias Caixa, Suely Guimarães foi 1º lugar no lançamento do disco, Antônio Vilela Dutra Filho, 4º lugar no arremesso do peso e 4º lugar no lançamento do disco e Leonardo Amâncio o 3º lugar no arremesso do peso e 5º lugar no lançamento do dardo.

Natação

O Leão também é tradição nas piscinas. Para esta temporada, o Sport conta com uma equipe formada por 70 atletas e participou de dez campeonatos no primeiro semestre.

1º Torneio Pernambucano Pré-Mirim, Mirim e Petiz: 2º lugar.
1º Torneio Pernambucano Infantil à Sênior: 2º lugar.
XXVI Festival Nordestinho – Mirim e Petiz: 3º lugar.
2º Torneio PE – Pré-mirim, Mirim e Petiz: 2º lugar.
XXIV Torneio Nordeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior I e Júnior II/Sênior – Troféu Sérgio Silva: 6º lugar.
2º Torneio Pernambucano – Infantil à Sênior: 2º lugar.
L Festival CBDA/CORREIOS – Norte-Nordeste de Clubes Mirim e Petiz – Troféu Pedro Nicolas: 4º lugar.
Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno – Troféu Ruben Dinard de Araújo
Campeonato Pernambucano Absoluto de Inverno: 2º lugar
Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno – Troféu Tancredo Neves

Leia Mais: Natação foi aliada de Diógenes Melo após atropelamento

Além de representar o Sport em equipe, os nadadores rubro-negros também têm resultados individuais. As piscinas estiveram repletas de destaques leoninos neste primeiro semestre.
No Norte-Nordeste das categorias Mirim e Petiz, realizado em Fortaleza, em maio, cinco atletas do Leão estiveram em evidência.
Petiz 1:
Maria Clara Couto, quatro medalhas de ouro nos 50m Peito, 100m Peito, 200m Medley e 50m Borboleta e prata nos 100m Borboleta.
Maria Helena Correia, prata nos 100m Costas e bronze nos 50m Peito.
Layla Gadelha, duas medalhas de bronze, nos 50m e 100m Borboleta.
Kauã Bogaz, duas medalhas de bronze nos 50m e 100m Peito.

Petiz 2:
Artur Vilela, uma medalha de ouro nos 50m Peito, duas de prata nos 100m Peito e 400m Livre e uma de bronze nos 200m Medley.
Paloma Vitória, prata nos 50m Borboleta e bronze nos 100m Borboleta.
Raphael Mafra, prata nos 100m Costas.

No Torneio Nordeste Infantil à Sênior, realizado no Recife, o Sport teve seis atletas campeões do Nordeste e duas quebras de recorde com Maria Carolina Santiago, que bateu o recorde na prova de 200m Peito e Thiago Vicente, estabelecendo o novo recorde na prova dos 800m livre.

Medalhistas:
Infantil 1:
Thiago Vicente, medalha de ouro nos 800m Livre e 400m Medley e bronze nos 100m Borboleta.
Arthur Moliterno, medalha de prata nos 100m Peito e bronze nos 200m Peito.

Junior 2:
Maria Laura, medalha de prata 200m Medley e nos 100m Livre.
Mylena Coutinho, medalha de ouro nos 200m Borboleta e bronze nos 200m Livre e 100m Costas.

Sênior:
Maria Carolina Santiago, medalha de ouro nos 200m Peito e nos 100m peito, prata nos 400m Livre e bronze nos 200m Medley.
Paula Roberta Batista, medalha de ouro nos 100m Borboleta e bronze nos 50m Borboleta.
Daniel Zocoler, ouro nos 50m e 100m Costas, prata nos 200m costas e bronze nos 50m Borboleta.
Edimilson Silva, medalha de bronze nos 400m Medley.

Natação rubro-negra esteve em dez competições durante o primeiro semestre de 2018. (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

Judô

Os representantes do Sport na arte suave disputaram a primeira fase do Campeonato Pernambucano e o Campeonato Brasileiro regional. No estadual, dois judocas rubro-negros conquistaram o primeiro lugar, um o vice-campeonato e quatro o terceiro lugar. Na etapa regional do Brasileiro, foram dois campeões e um vice.

Os judocas do Leão foram destaque em competições estaduais e regionais. (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

Campeonato Pernambucano
Sub-13:
Miguel de Lima: Campeão.
Kamilly Karany Souza: Campeã.
José Aglailson: Terceiro lugar.

Sub-15:
João Carlos Silva: Terceiro lugar
Kailany Vitoria: Terceiro lugar
Genilson do Nascimento: Terceiro lugar

Sênior:
Jorge Luiz da Silva: Vice-campeão

Campeonato Brasileiro Regional
Sub-13:
Kamily Karany: Campeã.

Sub-21: Tiago Gomes da Silva: Vice-campeão.
Sênior:
Fabio Cristiano Soares: Campeão

Leia Mais: Judô: o caminho suave de Jemima Alves

Tae Kwon Do

Após um primeiro semestre positivo, os atletas do tae kwon do do Leão se preparam para o Brasileiro que será realizado no segundo semestre. (Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife)

Só no primeiro semestre de 2018, o Tae Kwon Do rubro-negro conquistou 46 medalhas. Durante este período, os atletas do Leão disputaram o Campeonato Pernambucano, o Open Nordeste e Campeonato Brasileiro de Menores.

No Campeonato Pernambucano, o Sport teve 30 atletas participantes e 28 medalhas conquistadas, sendo 12 de ouro, 11 de prata e cinco de bronze. O Open Nordeste teve 15 rubro-negros participando e rendeu 15 medalhas: 11 de ouro, três de prata e um bronze. Para o Brasileiro de Menores o Leão enviou quatro atletas, que conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze.

Handebol

As equipes de handebol do Sport seguem mantendo o aproveitamento dos últimos anos, aparecendo em destaque no cenário regional e nacional. Na categoria masculina, o time Sub-18 conquistou o título da fase regional do Campeonato Brasileiro e a classificação para a fase final, que será realizada em Santa Catarina, em Setembro. Com a equipe Sub-16, o Sport foi vice-campeão da Copa Recife Open e terceiro lugar na Copa João Pessoa, além de também ter conquistado o título da etapa regional do Brasileiro, garantindo vaga na fase final, que também será realizada em setembro, em Santa Catarina.

As rubro-negras também são destaque do handebol. As categorias Cadete e Infantil iniciaram as disputas do Campeonato Pernambucano, além de conquistar o título da Copa Recife Open (cadete) e disputar a Atibaia Internacional Cup, maior evento de base do Brasil, realizado em Atibaia-SP.

Entre os adultos, o time feminino iniciou a disputa do Campeonato Pernambucano e segue em preparação para fase nacional do Brasileiro de Clubes, ainda aguardando a publicação da tabela da Liga Nacional. O time masculino garantiu a vaga do Nordeste para a fase nacional do Brasileiro de Clubes e ficou com o título da Copa Recife Open e da Fase Metropolitana da Taça Pernambuco, além de também iniciar a disputa do Campeonato Pernambucano.

publicidade
BalançoEOAEsportes Olímpicos e AmadoresMedalhasPrimeiro SemestreTítulos
Compartilhar Tweetar